Buscar
  • Weider Robeson Silva

Como a automação de edifícios melhora o conforto do usuários e diminui custos


Com uma visão clara e facilidade de controle dos sistemas do edifício, os usuários do BAS (Building Automation System) se beneficiam de um maior conforto do ocupante, operações mais eficientes e redução dos custos operacionais e de energia.


Recentemente numa visita a uma grande rede de supermercados, verificamos que a temperatura dentro da loja não estava confortável, muito quente numa área e muito frio em outra.


Um sistema de ar condicionado sem automação


Ao chegarmos na sala de máquinas nos deparamos com um sistema de chiller com água gelada e mais de uma dezena de Fan Coils para insuflar o ar dentro da loja. Esse sistema opera sem automação e por isso está explicado o grande desbalanceamento térmico dentro da loja. Mas não foi só isso, verifiquei que o consumo de energia anual é cerca de 132MWh com motores elétricos de baixo rendimento operando num regime diário de 10h.


Automação para sistema de condicionamento de ar


Um sistema de Fan Coil automatizado através de inversores de frequência, CLP, sensores de CO2 e temperatura para regular adequadamente a temperatura dentro da loja. Tem o potencial de trazer grande conforto para os clientes da loja bem como uma redução de energia de até 60%.


Além disso, nosso sistema conta com monitoramento via web onde facilmente é possível verificar de forma remota as condições de operação e temperatura da loja.


Conclusão


Os controles do sistema de automação predial devem ser incorporados a cada prédio de escritórios, planta industrial ou espaço comercial para tornar os sistemas de energia mais fáceis de usar e fornecer acesso aos dados de qualquer dispositivo em todo o mundo. Programar quando o equipamento irá operar também será uma tarefa fácil e aumentará ainda mais os resultados financeiros, ao mesmo tempo em que economiza dinheiro e melhora a produtividade e a saúde de todos os usuários





2 visualizações

©2019 ENGENAR. Todos os direitos reservados.