Buscar
  • Weider Robeson Silva

Como a iluminação certa pode melhorar a aprendizagem nas salas de aula.

Nós todos percebemos que a iluminação pode definir "o humor" - Seja quando você está preparando um ambiente romântico, quer um treino energizante na academia ou um ambiente acolhedor para relaxar e ouvir uma música.


Quando falamos em educação a Coréia do Sul é uma referência, sempre aparecendo nas primeiras posições com relação ao desempenho dos alunos. Foi com o objetivo de melhoria contínua do aprendizado que o Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Korea publicou um estudo sobre iluminação nas escolas e o desempenho dos estudantes.


O estudo envolveu duas salas de aula, onde 54 alunos da quarta série estavam fazendo testes de matemática. Uma sala de aula foi equipada com luzes LED que podem ser sintonizadas em temperatura de cor de 3500 K (que é um branco "quente" amarelado), 5000 K (neutro) e 6500 K (um branco "azulado" que imita a luz natural do dia). A outra sala de aula tinha iluminação fluorescente padrão e serviu como grupo de controle.


A temperatura de cor a esquerda é 6.500 K e a direita 3.500 K

Os pesquisadores descobriram que os alunos estavam mais alertas e pontuaram mais em seus testes, quando estavam em uma sala de aula com 6500 K de iluminação.


"O estudo preliminar e o experimento de campo apoiaram plenamente o efeito positivo da iluminação de 6500 K no desempenho acadêmico e a iluminação de 3500 K no incentivo às atividades de recreio", disse o autor do estudo, Kyungah Choi.


Outro ponto muito importante é a intensidade do fluxo luminoso (luminância). Para salas de aula o recomendado é 500 LUX. Portando o correto dimensionamento de intensidade luminosa e cor é muito importante para aumentar os níveis de desempenho e conforto dos alunos em sala de aula.


Como está a sua sala de aula?


A Engenar realiza a medição e verificação de suas instalações através de modernos equipamentos de medição e desenvolve um projeto de retrofit visando o conforto de seus alunos e economia de energia elétrica.


Vem, fale com a gente!


#escolas #eficiêncianergetica #energiaeletrica #ensino

6 visualizações

©2019 ENGENAR. Todos os direitos reservados.