Os gastos com refrigeração e ar condicionado são um dos principiais vilões para comércios como supermercados, açougues e lojas de conveniência. A energia elétrica nesses casos pode representar entre 10% a 15% dos custos operacionais totais nestes segmentos de negócios. Esses percentuais são enormes, especialmente para empresas que operam com margens tão apertadas.
A eficientização energética pode contribuir muito para a economia neste segmento. Mas primeiramente precisamos entender como comércios que possuem muito consumo energético funcionam. Veja uma análise básica do desempenho energético em um supermercado de médio porte.
Sem dúvida, a refrigeração é o maior vampiro energético das mercearias, mercadinhos e supermercados, ocupando mais da metade de todo o consumo, seguido de perto pela iluminação. Combinados, esses caras consomem quase 80% de todo o consumo de eletricidade. Mas isso é bom! E vou explicar porquê:
Os sistemas de iluminação e refrigeração tendem a ser os locais mais fáceis e mais baratos para começar a gerar economia através da eficiência energética! Como as margens de lucro das mercearias são muito apertadas (cerca de 2 %), uma redução de 10% nos custos de energia pode aumentar as margens de lucro líquido em até 32%. Aleluia, certo?
Quer saber mais sobre como diminuir sua conta de luz? Entre em contato conosco e agende um diagnóstico energético para o seu negócio!
(41) 98801-4508
weider@engenar.com
Comments