top of page
Buscar

Novas tecnologias trazem inovação para o setor industrial na geração de energia limpa.

O metal em nossos carros, o papel em que escrevemos e muitos outros produtos do cotidiano têm uma coisa em comum: produzi-los requer calor industrial que responde por 15% das emissões globais de gases de efeito estufa.

Os setores da indústria pesada, incluindo aço, cimento e produtos químicos, representam uma parcela substancial das emissões globais de carbono há décadas. Esses setores difíceis de reduzir exigem temperaturas extremamente altas para a produção. A geração desse calor é um processo intensivo em carbono, que depende de combustíveis fósseis e responde por um quarto da demanda global de energia. Poucas alternativas alternativas de baixo carbono estavam disponíveis até agora.



A Realidade de Novas Tecnologias


Novas tecnologias estão começando a mudar isso, tornando um futuro sem emissões uma realidade. Por isso a Engenar Engenharia e a Turboden estão promovendo mudanças na indústria siderúrgica, cimento e cerâmica/vidros com uma solução que utiliza o calor residual emitido durante o processo e reduz significativamente as emissões de gases do efeito estufa.

Nós utilizamos o calor residual para produzir energia elétrica e térmica, usando um fluido orgânico como transportador de calor que segue um processo termodinâmico em circuito fechado. O fluido orgânico dentro do sistema de ciclo orgânico Rankine (ORC) da Turboden evapora e depois aciona uma turbina, gerando eletricidade que pode ser alimentada à rede ou produzir calor para um sistema de aquecimento urbano ou uso industrial adicional. Esses sistemas de ORC podem aumentar a eficiência energética de plantas industriais e reduzir o uso de combustíveis fósseis.

Essa solução reduz as emissões e ajudam as siderúrgicas, produtoras de cimento, indústria cerâmica/vidros a alcançar a neutralidade do carbono. Os benefícios também se estendem a outras indústrias difíceis de reduzir sua pegada de carbono.





25 visualizações0 comentário
bottom of page