top of page
Buscar

Henry Ford foi um grande implementador de soluções para eliminar desperdício.




Na minha carreira profissional trabalhei mais de 20 anos com desenvolvimento de novos produtos. Tive a oportunidade de desenvolver produtos de altíssima tecnologia como telefones celulares, veículos automotores leves, médios e pesados bem como elevadores.


Um dos objetivos era entregar produtos com custo de produção baixo e com características de funcionalidade e qualidade igual ou melhor as necessidades dos clientes e usuários.


Esse desafio foi enfrentado no passado, sendo superado e assim transformando a indústria. Esse feito foi realizado por um grande nove da história, Henry Ford.


A grande "sacada" que é relatada por ele próprio em sua biografia. Além da famosa introdução da linha de montagem, que foi um grande divisor de águas na indústria trazendo redução de tempo de produção e custos, muitas outras soluções foram adotadas. Henry Ford tinha um grande foco em eficiência e eliminação de desperdícios.


" For most purposes a man with a machine is better than a man whithout a machine" . Henry Ford

Ford via que o investimento em máquinas e automação que apoiavam as pessoas em suas atividades, era fundamental para eliminar desperdícios, erros de execução e aumentar a qualidade. Ford era um homem prático, voltado a resultados e sempre investiu em tecnologia de ponta em suas fábricas.


Outra ponto importante da gestão de Ford, era um conhecimento detalhado de quantas horas eram investidas para produção de cada componente, qual o custo, quantidade de insumos.


Ford investia em melhorar o produto cada vez mais e reduzir os custos de produção através da eliminação de desperdícios e não através da redução das características chaves do produto ou troca por materiais mais baratos e com qualidade inferior.


A fabrica de Highland Park passou a utilizar o calor desperdiçado pelo alto-forno para produção de energia elétrica, o que reduziu pela metade os gastos com carvão para produção de eletricidade.


Uma gestão moderna das empresas com foco em ESG


Uma gestão que visa o melhor para seus clientes e para o meio ambiente já foi comprovada no passado por Henry Ford. O propósito continua sendo aplicar a tecnologia para desenvolver as pessoas e apoia-las em suas missões e tarefas.


Hoje em dia com questões de aquecimento global, trabalho remoto, equipes auto gerenciáveis torna mais importante o apoio das máquinas na realização das atividades e eliminação de desperdícios.


A Engenar é integradora da Mitsubishi e oferecemos soluções para todo tipo de indústria que vão desde a consultoria para identificar áreas de melhoria até a implementação de soluções de automação com sistemas de IoT que integram suas operações trazem visibilidade do seu negócio. Trabalhamos com geração de energia elétrica e vapor, através de turbinas de cogeração.


Fale conosco para saber mais.

Sistema supervisório MC Works 64.


92 visualizações0 comentário
bottom of page